sábado, 6 de agosto de 2016

São José Moscati - O Médico Santo e Pai dos Pobres

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Chegando mais um bom filme para fortalecer a nossa fé e aprendermos com os santos e sobre eles! Hoje trazendo a história de um médico, cientista e professor universitário italiano, observado tanto por seu trabalho pioneiro em bioquímica quanto pela sua piedade estamos falando de Giuseppe Moscati.

O Nascimento da Vida e da Fé 
Nascido na cidade de Benevento, em 25 de julho de 1880, no seio de família nobre, foi o sétimo dos nove filhos do casal. Seu pai Francesco Moscati, era jurista e chegou a ser Presidente do tribunal de Benevento e Conselheiro do Tribunal de Recursos de Nápoles. A Sra. Rosa De Luca Moscati era de uma nobre família. Sua família era católica praticante, e logo cedo Moscati foi iniciado na fé, ele foi batizado seis dias após seu nascimento, sua primeira comunhão foi aos oito anos e foi crismado aos dez anos e ainda ajudava o pai no serviço do altar durante a Missa.

O Nascimento do Médico
Desde 1884 a família morou em Nápoles, onde também Moscati viveu e morreu. Inclinado aos estudos entrou para a Faculdade de Medicina em outubro de 1897, com dezessete anos de idade, e em 1903 chegou, então com 23 anos, ao doutorado e o tema de sua tese foi urogenesis hepática
Em 1908 foi nomeado Assistente Ordinário no Instituto de Química Fisiológica. Conseguiu a Livre Docência desta matéria em 1911 e a de Clínica Médica Geral em 1921, Também em 1911, Moscati tornou-se membro da Academia Real de Medicina Cirúrgica, e recebeu seu doutorado em química fisiológica. Em 1919 foi promovido a Diretor de Sala nos Hospitais Reunidos de Nápoles. A convite do Governo italiano, viajou para diversos países da Europa a fim de participar de Congressos: em 1911, por exemplo, esteve em Viena (Áustria) como membro do Congresso Internacional de Fisiologia; em 19923, foi a Edimburgo (Escócia), tomando parte no Congresso Internacional de Fisiopatologia. Quando a cólera eclodiu em Nápoles em 1911, Moscati foi encarregado pelo governo a realizar inspeções de saúde pública, e pesquisar tanto as origens da doença quanto as melhores formas de erradicá-la. 

Dedicação Aos Mais Pobres
Além do trabalho no hospital, Moscati atendia aos mais necessitados em sua residência, não cobrava honorários, dizendo que o importante era curá-los. Na sala de espera do seu consultório havia um cesto onde os clientes podiam depositar o preço da consulta. porém era conhecido por algumas vezes enviar um paciente para casa com uma receita e um envelope com dinheiro para que pudesse comprar remédios ou alimentos.
Os seus costumes e a sua piedade valiam-lhe zombarias de muitos, que o acusavam de louco de “maníaco religioso”, pois não o podiam atacar no plano científico e profissional. Moscati não fazia caso disso, ao contrário, em seus escritos foi encontrado o seguinte pensamento escrito em 17/10/1922: “Ama a Verdade. Mostra-te como és, sem disfarces e sem fingimento. E, se a Verdade te custar a perseguição, aceita-a; e, se te acarretar tormentos suporta-os. E, se por causa da Verdade tivesses que sacrificar a ti e a tua vida, sê forte no sacrifício”.

Morte e Canonização
Moscati morreu na tarde de 12 de abril de 1927. Assim como fazia todos os dias, ele assistiu a missa naquela manhã, recebeu a comunhão, e passou o resto da manhã no hospital. Ao voltar para casa, ele ocupou-se com pacientes até por volta de três horas, após o que, sentindo-se cansado, sentou-se em uma poltrona de seu escritório; logo após isso, ele morreu.
Seu corpo foi inicialmente enterrado no cemitério de Poggio Reale, mas três anos depois foi exumado e reenterrado na igreja de Gesù Nuovo. Hoje uma pedra de mármore marca a sua sepultura.
Ele foi canonizado em 25 de outubro de 1987 na Basílica de São Pedro, pelo Papa João Paulo II. Seu milagre de canonização foi o caso de um jovem ferreiro morrendo de leucemia. A mãe do jovem sonhou com um médico vestido de jaleco branco, que ela identificou como Moscati quando mostrado em uma fotografia. Pouco tempo depois, seu filho foi curado e voltou ao trabalho.
Moscati foi o primeiro médico moderno a ser canonizado, sua festa litúrgica é celebrada no dia 16 de novembro.

Sobre o Filme
O filme que vamos assistir é uma produção da TV italiana Rai Uno  e chama-se "Moscati - O amor que cura", dirigido por Giacomo Campiotti. É baseado em depoimentos de contemporâneos de Moscati, que conviviam com o famoso médico. Este filme biográfico descreve a vida de Moscati, entre 1903, quando o jovem médico se formou na universidade e 1927, quando Giuseppe Moscati morreu.

Abaixo teremos três janelas de vídeo, mas não se preocupe, vou postar o filme na versão legendado e dublado, porém a versão dublada está dividida em duas partes. acima de cada janela vai estar a descrição.

Bom filme a todos!!!

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 16 de Dezembro.

São José Moscati, Rogai por nós!!!


Versão completa legendada

Versão dublada - Parte 01


Versão dublada - Parte 02



Fontes Pesquisadas: 
Wikipedia, acesso em 05/08/2016
Cruz Terra Santa, acesso em 05/08/2016
Editora Cléofas, acesso em 05/08/2016
Canção Nova, acesso em 05/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário