sábado, 30 de maio de 2020

Santa Teresa de Jesus dos Andes - Parte 1

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Chegando mais um bom filme pra gente curtir em família, na verdade, dessa vez, eu venho com uma série que vai ser muito legal de acompanhar, pois é uma história muito linda de conhecermos, é a história de Juanita, ou Santa Teresa de Jesus dos Andes.

Nascimento e Infância

Nascida em Santiago do Chile, em 13 de julho de 1900, Juana Henriqueta Josefina dos Sagrados Corações Fernández Solar era a quarta filha do casal Miguel Fernández e Lucia Solar, que eram um casal piedoso e pertenciam a alta sociedade chilena.  Desde cedo, Juanita, como era chamada, era muito interessada pelos assuntos religiosos e fazia muitas perguntas. 



Juana (Joana) recebeu formação escolar no Colégio das Irmãs Francesas do Sagrado Coração, onde também foi aprendendo cada vez mais sobre Nosso Senhor. Recebeu a primeira comunhão no dia 11 de setembro de 1910, e isto foi um marco em sua vida, pois foi a partir desse dia que ela passou a viver uma amizade ainda mais intensa com Jesus: “Não é possível descrever o que se passou em minha alma ao receber Jesus. Pedi-lhe mil vezes que me levasse, e ouvi sua voz querida pela primeira vez. Desde que fiz minha Primeira Comunhão, Nosso Senhor me falava depois de eu comungar" dizia a jovem Juanita.  

Devoção à Nossa Senhora
Devota de Nossa Senhora Juanita, aprendeu a rezar o Rosário aos 7 anos e o rezava todos os dias, no colégio era uma grande incentivadora da devoção a Mãe de Jesus. No convento descobriu o livro "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" de São Luís Maria Grignion de Montfort, encantou-se e além de se consagrar, levou uma outra noviça a consagrar-se também.

O Internato e o Ingresso no Carmelo
Aos 15 anos ela passou a estudar como interna, no mesmo colégio onde estudava, eram tempos difíceis, seu pai havia perdido muitos de seus bens, a família passava por apertos financeiros, mas nada disso abalava a menina Juanita. por esse mesmo período ela passou a ler sobre Santa Teresinha do Menino Jesus, e decidiu se tornar carmelita. Pouco depois de ingressar no internato, fez voto de castidade e escolheu: "Hoje, oito de dezembro de 1915, com a idade de quinze anos, faço voto diante da Santíssima Trindade, em presença da Virgem Maria e de todos os santos do Céu, de não admitir outro Esposo senão meu Senhor Jesus Cristo, a quem amo de todo coração e a quem quero servir até o último momento de minha vida“. - jurou Juanita.

Aos 17 anos conheceu os escritos de Santa Teresa de Ávila e de Santa Isabel da Trindade e ficou ainda mais encantada com o carmelo, desejando também se tornar casa de Deus. Em 1918 entrou em contato com a Madre Angélica, priora das Carmelitas de Los Andes e colocou-lhe a sua inquietação vocacional. No dia 7 de maio de 1919, finalmente, ingressou no Convento das Carmelitas de Los Andes, a cerca de 90 km de Santiago. Sua alegria era tamanha: “Não imagina a felicidade de que desfruto. Encontrei, por fim, o céu na terra. Se é verdade que me separei dos meus com o coração desfeito, hoje gozo de uma paz inalterável“. afirmava a jovem carmelita. Vestiu o hábito de carmelita no dia 14 de Outubro desse mesmo ano, iniciando assim o noviciado com o nome de Teresa de Jesus.

Morte, Beatificação e Canonização
Em 1920, durante a celebração do Tríduo Pascal, na sexta-feira santa, a superiora percebeu que a Irmã teresa estava pálida, com febre e sentindo dificuldade de seguir as cerimônias, então lhe ordenou que fosse recolher-se em seu leito. Irmã Teresa havia contraído febre tifoide e do seu leito não se levantaria mais. Ali mesmo, devido à sua condição de saúde fez a sua profissão religiosa no dia 7 de abril, recebeu os últimos sacramentos e no entardecer do dia 20 de Abril, a jovem carmelita entregou sua vida e foi encontrar-se com Cristo, a quem chamava de seu esposo. Faltavam-lhe ainda três meses para completar os 20 anos de idade e 6 para terminar o noviciado canônico e poder emitir juridicamente os votos religiosos. Morreu, portanto, sendo noviça carmelita descalça.


Foi beatificada no dia 3 de Abril de 1987 e canonizada em 21 de março de 1993 pelo Papa João Paulo II. Os seus restos mortais estão sepultados no Santuário de Auco-Rinconada dos Andes. Santa Teresa de Jesus dos Andes é a primeira Santa chilena, a primeira Santa carmelita descalça fora do território europeu e a quarta Santa Teresa do Carmelo, depois das Santas Teresas de Avila, de Florença e de Lisieux. Ela é considerada a padroeira dos jovens da América Latina. Foi a Intercessora da Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 13 de Julho.

Santa Teresa dos Andes, rogai por nós!!!

Fontes Pesquisadas:
Vatican News, acesso em 30/05/2020;
Wikipedia, acesso em 30/05/2020;
Carmelitas Descalços, acesso em 30/05/2020;
Aci Digital, acesso em 30/05/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário