sábado, 9 de maio de 2020

Dom Oscar Romero - A Voz Dos Sem Voz

Dom Oscar Romero - A Voz Dos Sem Voz


Olá!!!
Paz e Benção!!!
Vamos de mais um bom filme para enriquecer a nossa fé? Hoje vamos conhecer um pouco da vida de Dom Oscar Romero, um mártir do nosso tempo. Então corre lá, chama o povo, arruma lugar pra todo mundo e bora assistir mais esse grande filme. 

Do Nascimento Até Arcebispo

Óscar Arnulfo Romero Galdámez nasceu no dia 15 de agosto de 1917, em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel, a 156 km de San Salvador, capital de El Salvador. De família pobre e numerosa. Ingressou no seminário menor de San Miguel em 1931, em 1937 ingressou no Seminário Maior San José de La Montaña, em San Salvador, depois foi para Roma, estudar teologia e em 1942 foi ordenado sacerdote.

De volta a El Salvador, assumiu uma paróquia no interior, era um sacerdote generoso e atuante, visitava os doentes, lecionava religião nas escolas, foi capelão do presídio e ajudava os que pobres que lhe pediam ajuda. Em 1970 foi ordenado bispo auxiliar em San Salvador, em 1974 foi ordenado bispo da Diocese de Santiago de Maria. Em 3 de fevereiro de 1977 foi ordenado Arcebispo de San Salvador.


Cenário Político de El Salvador
Era uma época de grandes conflitos políticos em El Salvador, o país viva sob sucessivos governos militares desde 1931. Em 1 de julho de 1977 chegou ao poder o presidente General Carlos Humberto Romero, político de direita, filiado ao Partido de Conciliação Nacional, foi um período turbulento, de grande escalada da violência, graves desigualdades sócio-econômicas, protestos, rebeliões, perseguições, torturas e assassinatos de opositores ao governo, como, líderes sindicais, religiosos, agricultores independentes e manifestantes. Segundo cálculos estimados a repressão do governo matou cerca de 2500 pessoas nos anos de 1978 e 1979. Foi nesse cenário que Dom Romero assumiu o seu Arcebispado.

Início das Denúncias Contra o Governo
Logo após Dom Romero assumir o Arcebispado, um amigo seu, o Padre Rutilio Grande, foi assassinado (março de 1977). A partir desse fato Dom Romero passou a denunciar as injustiças sociais, as violações de direitos humanos, bem como sua solidariedade Às vítimas da violência política usando para isso a rádio católica Ysax, o Seminário Orientación e suas homilias dominicais. Adepto da não violência, chegou ser comparado a Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Dentro da igreja defendia a "opção preferencial pelos pobres" o que lhe rendeu acusações de alinhamento com a Teologia da Libertação.

Dom Romero e a Teologia da Libertação
Embora até mesmo a Teologia da Libertação queira se "apropriar" deste santo, dizendo que ele era adepto de tal teologia, a verdade não era bem essa. Segundo Jesus Delgado, seu biógrafo e postulador de sua causa, o Próprio Dom Romero refutava essas acusações e explicava que havia duas teologias da libertação, sendo uma com uma visão marxista e outra uma visão católica: "Há duas teologias da libertação, uma vê a libertação como material. A outra é a de Paulo VI. Eu estou com a de Paulo VI". Durante uma homilia em agosto de 1976, Dom Romero falou:

“A mais profunda revolução social é a reforma séria, sobrenatural, interior de um cristão. A libertação de Cristo e da Sua Igreja não é reduzida à dimensão de um puro projeto temporal. Não reduz os seus objetivos a uma perspectiva antropocêntrica: a um bem-estar material ou apenas a iniciativas de uma ordem política ou social, econômica ou cultural. Muito menos pode ser uma libertação que apoia ou é apoiada pela violência”.

Dom Romero também falou sobre a Teologia da Libertação e sua reprovação quanto à visão marxista dessa teologia em novembro de 1979, durante uma homilia: 

“Outro dia, perguntaram a uma das pessoas que proclamam a libertação num sentido político: ‘Para você, qual é o significado da Igreja?’. O ativista respondeu com estas palavras escandalosas: ‘Há duas igrejas, a igreja dos ricos e a igreja dos pobres. Acreditamos na igreja dos pobres, mas não na igreja dos ricos’. Estas palavras, claramente, são uma forma de demagogia e eu nunca vou admitir uma divisão da Igreja. Só existe uma Igreja, a Igreja que Cristo pregava, a Igreja a que devemos dar inteiramente os nossos corações. Só existe uma Igreja, a Igreja que adora o Deus vivo e que sabe dar o valor devido aos bens da terra”.

O Golpe de Estado e o Endurecimento dos Conflitos
Em Outubro de 1979 os conflitos acirraram-se ainda mais, com o golpe de Estado que derrubou o governo do General Carlos Humberto e pôs fim a ditadura do Partido de Conciliação Nacional, no poder desde 1944. Em seu lugar foi estabelecida uma junta de governo composta por dois militares e três civis. O congresso e a suprema-corte foram dissolvidos. Uma situação de caos estava instaurada no país. De janeiro a março de 1980 foram assassinados 1015 pessoas, entre elas dois sacerdotes que defendiam camponeses que foram lhes pedir abrigo em suas paróquias. Dom Romero, então, se colocou ainda mais no meio do conflito para tentar resolver.


Morte, Beatificação e Canonização
No dia 23 de março de 1980, véspera de sua morte, Dom Romero fez um pronunciamento contundente sobre a repressão em El Salvador, e bradou: "Em nome de Deus e desse povo sofredor, cujos lamentos sobem ao céu todos os dias, peço-lhes, suplico-lhes, ordeno-lhes: cessem a repressão". Dom Oscar Romero foi assassinado em plena celebração da Santa Missa no dia 24 de março de 1980, aos 62 anos, por um atirador de elite do exército salvadorenho. Sua morte provocou grandes protestos em todo mundo, e acabou culminando em uma guerra civil que perdurou até 1992.

Dom Romero foi declarado Servo de Deus pelo Papa João Paulo II, beatificado em fevereiro de 2015 pelo Papa Francisco, que o reconheceu como mártir e canonizado em 14 de outubro de 2018 pelo Papa Francisco. Dom Romero é o primeiro salvadorenho e nativo da América Latina a ser canonizado, o primeiro bispo martirizado na América, o primeiro declarado mártir depois do Concílio Vaticano II. Seu corpo está sepultado na Catedral Metropolitana de San Salvador.

Dom Romero é considerado o padroeiro dos comunicadores cristãos, de El Salvador, das Américas, da Arquidiocese de San Salvador, dos Cristãos Perseguidos, da Caritas International (co-patrono).

Sobre o filme
O filme que você verá se chama "Romero - Uma História Verdadeira", ele é de 1989, produzido pelos Estados Unidos, dirigido por John Duigan e conta com o inesquecível Raul Julia no papel de Dom Romero. Não encontrei o filme à venda online.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 24 de março.

Santo Oscar Romero, rogai por nós!




Fontes Pesquisadas:
Franciscanos.org, acesso em 09/05/2020;
Wikipedia, Dom Romero, acesso em 09/05/2020;
Aleteia, acesso em 09/05/2020;
Pontifícias Obras Missionárias, acesso em 09/05/2020;
Infopédia, acesso em 09/05/2020;
Wikipedia, Lista de Presidentes El Salvador, acesso em 09/05/2020;
Wikipedia, Carlos Humberto Romero, acesso em 09/05/2020;
Wikipedia, Guerra Civil de El Salvador, acesso em 09/05/2020;
Wikipedia, História de El Salvador, acesso em 09/05/2020.





Nenhum comentário:

Postar um comentário