sábado, 30 de janeiro de 2016

Santo Agostinho - O Declínio do Império Romano

Olá!!!

Paz e Benção a todos!!!

Estamos de volta com mais um filme para assistir em família, hoje trago a história de um grande Santo, teólogo e doutor da igreja que viveu no início do cristianismo: Santo Agostinho de Hipona.

De família burguesa, nasceu em Tagaste, na África Romana em 354, filho da devota Mônica e de Patrício, um pagão que converteu-se ao Cristianismo em seu leito de morte, Santo Agostinho foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do Cristianismo. Ele foi bispo de Hipona, cidade da Africa Romana e suas obras mais importantes são "A Cidade de Deus" e "Confissões".
Antes de qualquer coisa, Santo Agostinho era um homem como qualquer outro, e por isso tinha as suas inquietações e anseios. Tais fraquezas ele relata na obra "Confissões", onde mostra a sua realidade como homem. 
Aos 29 anos de idade, Agostinho foi para Milão, onde era Bispo o grande Santo Ambrósio. Agostinho converteu-se ao cristianismo graças às lágrimas e solicitações de sua mãe Mônica (que mais tarde, também foi reconhecida Santa pela Igreja), que com muita fé apresentou para o seu filho as palavras do Apóstolo Ambrósio, ‘’Não vos deixeis dominar pela carne e pelas suas concupiscências’’. Tomado pela fé cristã pediu seu batismo ao Bispo.
Agostinho morreu em 430 durante uma invasão dos vândalos (povo bárbaro germânico) a Hipona, região ao norte da África onde ele era bispo, e foi canonizado por aclamação popular e foi depois reconhecido como Doutor da Igreja em 1298 pelo papa Bonifácio VIII.
A festa litúrgica de Santo Agostinho é celebrada em 28 de agosto, e a festa litúrgica de sua mãe Santa Mônica é celebrada um dia antes 27 de agosto!

Santo Agostinho, Rogai por nós!

Santa Mônica, Rogai por nós!
Parte 1


Parte 2


Fontes Pesquisadas:
Wikipedia, acesso em 30/01/2016
Rede Século 21, acesso em 30/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário