sábado, 6 de fevereiro de 2016

São Filipe Néri - Eu Prefiro o Paraíso


Olá!!!
Paz e benção!!!
Que tal aproveitar os dias de folia de carnaval para conhecer um pouco mais sobre a história dos santos? Então vamos falar da verdadeira alegria que é viver em Cristo, e fazer a Sua vontade aqui na terra. Sim vamos falar hoje do "profeta da alegria" São Filipe Néri.

Nascido Filipe Romolo Néri em um bairro popular de Florença, em 22 de julho de 1515, foi ordenado padre aos 36 anos em 1551, de personalidade muito alegre e brincalhona, ficou conhecido como o Santo da Alegria, devido à sua famosa frase: "Longe de mim o pecado e a tristeza!". Foi um incansável apóstolo junto aos leitos dos doentes, Filipe livrou do desespero e conduziu à morte santa muitos moribundos. 

O Pentecostes de São Filipe Néri
Um episódio muito marcante na vida deste santo homem, conhecido como "O Pentecostes de Filipe Néri", se deu no ano 1544, ano no qual ele próprio dizia que tivera início a sua “conversão”, Filipe estava na Catacumba de São Sebastião rezando ao Espírito Santo, quando se deu o grande milagre que ele próprio narrou ao cardeal Federico Borromeu.
Seu biógrafo Pietro Giacomo Bacci descreveu assim o que aconteceu: “Quando ele estava com o maior empenho pedindo os Dons do Espírito Santo, apareceu-lhe um globo de fogo que entrou por sua boca e se alojou em seu peito; em seguida, ele ficou tomado por tal fogo de amor que, incapaz de suportá-lo, atirou-se ao solo; como alguém que tenta se refrescar, despiu seu peito para de algum modo moderar a chama que sentia. Após permanecer assim por algum tempo e recuperar-se um pouco, levantou-se cheio de inusitada alegria, e imediatamente todo seu corpo começou a tremer violentamente; pondo a mão no peito, sentiu no lado do coração um inchaço grande como o punho de um homem; mas, nem então nem depois, isso provocou a mais leve dor ou ferida” (Ritchie, op.cit). 
Quando, depois da morte, os médicos examinaram seu corpo, constataram que o coração estava dilatado e que, para que houvesse espaço suficiente em seu peito para mover-se, haviam se quebrado duas costelas, que tomaram a forma de arco. Um dos médicos que fez a autópsia, Andrea Cesalpino, declarou: “Percebi que as costelas estavam rompidas naquele ponto, isto é, separadas da cartilagem. Só dessa maneira era possível que o coração tivesse espaço suficiente para levantar e abaixar. Cheguei à conclusão de que se tratava de algo sobrenatural, de uma providência de Deus para que o coração, batendo tão fortemente como batia, não se ferisse contra as duras costelas”.

No ano de 1548 fundou, juntamente com seu confessor, Persiano Rosa, a Confraria da Santíssima Trindade, destinada a atender os enfermos e peregrinos Foi muito perseguido, mas enfrentou tudo com alegria. São Filipe Néri deixou este mundo aos 80 anos e no dia de sua morte, 26 de maio de 1595, ele ainda celebrou Missa, atendeu várias confissões e manteve com os padres do Oratório umas últimas horas de convívio. Ao receber o Viático, pronunciou estas palavras, resumitivas de sua existência: "Eis a Fonte de toda a minha alegria!"

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 26 de Maio.
São Filipe Néri, Rogai por nós!!!

Bom filme a todos!!!

Parte 1




Parte 2
























Fontes pesquisadas:
Wikipedia, acesso em 06/02/2016;
Arautos do Evangelho, acesso em 06/02/2016;
O Fiel Católico, acesso em 06/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário