sábado, 21 de maio de 2016

Santa Rita de Cássia - A Advogada dos Impossíveis

Santa Rita de Cássia - A Advogada dos Impossíveis


Olá!!!
Paz e Benção!!!

O filme de hoje vai mostrar para nós a história Margherita Lotti, que nasceu em Roccaporena, perto de Cássia, Itália, no ano de 1381. Mais conhecida como Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis.

Nascimento 
Filha única de Antônio Mancini e Amata Ferri, eram católicos praticantes, já eram de idade provavelmente casaram em 1339 e só tiveram sua filha depois de mais de 40 anos de casados. Seu nascimento foi um grande milagre. Foi batizada, e recebeu a primeira Eucaristia na Igreja de Santa Maria dos Pobres, em Cássia. Seus pais não sabiam ler nem escrever, mas ensinaram à filha tudo sobre a fé em Jesus e Nossa Senhora. Eles contavam a ela também histórias de vida de muitos santos e santas, o que muito contribuiu para sua formação.

O Casamento Forçado
Desde jovem, Margherita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha resolveram casá-la. Seu temor a Deus e a obediência que mostrava ter aos seus pais a obrigaram renunciar ao seu desejo de se entregar a religião e se fechar em um convento, para aceitar abraçar o matrimônio com Paolo Ferdinando, um jovem tido como violento daqueles que “não levava desaforo pra casa” e com quem ela teve dois filhos.

Paolo era infiel ao matrimônio e tinha o hábito de beber demais. Por causa dele, Margherita sofreu durante os 18 anos de seu matrimônio. Durante o tempo de casada, foram muitas as vezes em que ela não foi à igreja porque Paolo a impediu de ir. Porém ela demonstrou muita paciência e resignação por tudo que sofreu, e nunca deixou de rezar pela conversão dele. 

Por fim, a mansidão e o amor de Margherita transformaram aquele homem rude e bruto. Paolo se converteu e mudou sua vida conjugal de tal forma que suas amigas e as mulheres da cidade vinham aconselhar-se com ela. Mas o rastro de violência e rixas com alguns grupos da cidade que Paolo havia deixado não foi esquecido pelos homens, e fez com que ele fosse assassinado à noite, ao voltar do trabalho para casa. 

Seus dois filhos, que já eram jovens, juraram vingar a morte do pai. Margherita pediu a Deus que não deixasse eles cometerem esse pecado mortal. Logo os dois ficaram muito doentes, de forma incurável. Antes que eles morressem, porém, sua mãe ajudou os dois a se converterem, ao amor de Deus e ao perdão. A graça foi tão grande que os dois conseguiram perdoar o assassino do pai, e morreram.

Vida Religiosa
Após morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, chamado que sentia desde sua juventude, mas não foi aceita, pois as irmãs tinham dúvidas sobre sua vocação. Uma noite durante suas orações ela ouviu um chamado: "Rita! Rita!". Ela, então, abriu a porta, eram três homens que foram à sua casa. Ao acolhe-los, ela os reconheceu. Eram seus santos de devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Eles pediram que ela os seguisse, a porta do convento estava fortemente trancada. Eles então a levaram no interior do mosteiro das agostinianas, em Cássia. Ao amanhecer, as religiosas agostinianas ficaram estupefatas ao verem Rita, na capela do convento, rezando, sendo que a porta estava fechada.

Vendo que era Deus que destinava à vida religiosa, e convencidas do prodígio e do seu sorriso, a acolheram e lá Rita permaneceu por 40 anos submersa na oração. Mesmo depois de tal acontecimento, sua fé e devoção ainda foram provados, quando a superiora mandou-a regar um pedaço de madeira seca que estava no jardim do convento. Ela deveria fazer aquilo por um ano. Rita obedeceu com paciência e amor e depois de um ano, para a surpresa de todos, mais um milagre aconteceu: o galho se transformou numa videira que dá uvas até hoje.

O Milagre do Espinho
Era sexta-feira Santa de 1432, orando aos pés da cruz Santa Rita de Cássia pediu a Jesus que pudesse sentir um pouco das dores que ele sentiu na sua crucificação. Então, um dos espinhos da coroa de Jesus cravou-se em sua cabeça e Santa Rita sentiu um pouco daquela dor terrível que Jesus passou. O espinho fez em Santa Rita uma grande ferida, tornando-se uma ferida purulenta e fétida, de tal forma que ela tinha que ficar isolada de suas irmãs. Assim, ela fazia mais orações e jejuns para Deus. Santa Rita de Cássia ficou com a ferida por 15 anos.

A Morte de Santa Rita
Aos poucos a saúde de Rita foi se debilitando cada vez mais, até que já não mais se alimentava, vivendo apenas da Eucaristia, até que no dia 22 de maio de 1457, ela entrega seu Espírito. Com o acontecimento o sino do convento começou a tocar sozinho. Santa Rita estava com 76 anos. Sua ferida cicatrizou-se e seu corpo começou a exalar um perfume de rosas. Uma freira chamada Catarina Mancini, que tinha um braço paralítico, ao abraçar Santa Rita de Cássia em seu leito de morte, ficou curada.

Na cela onde ela faleceu, apareceu uma luz de grande esplendor, no lugar da ferida apareceu uma mancha vermelha que exalava um perfume celestial que encantou a todos. Logo apareceu uma multidão para vê-la. Então, tiveram que levar seu corpo para a igreja e lá está até hoje, exalando suave perfume, que a todos impressiona.

O Milagre das Rosas
Ainda no leito de morte uma parente de Rita a visitou, era inverno, e tudo estava coberto pela neve. Ao se despedir, a parente perguntou se Rita queria algo. Ela disse que sim, e pediu uma rosa do jardim de sua antiga casa, em Roccaporena. A parente julgou que ela estava delirando; desde quando havia rosas no inverno? Para atender o pedido foi em sua antiga casa e chegando em sua vila, a surpresa: Milagrosamente em meio à neve, havia uma rosa magnífica! A parente a colheu e levou para Rita, que agradeceu a Deus por Sua bondade.

Canonização e Corpo Incorrupto 
Santa Rita de Cássia foi beatifica no ano 1627, em Roma, pelo Papa Urbano VIII. Sua canonização foi no ano de 1900, no dia 24 de maio, pelo Papa Leão XIII. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contemplá-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo.

No Brasil
Dentre várias igrejas dedicadas à Santa Rita, gostaria de destacar uma em especial. Ela fica na cidade de Santa Cruz, distante 122km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, no Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo, onde está a maior imagem católica do mundo. Trata-se da estátua de Santa Rita de Cássia, a "Madrinha dos Sertões, que mede 50 metros de altura, Santa Rita é maior até que a imagem do Cristo Redentor, no Rio, que tem 38 metros.
O complexo do turístico possui, além da imagem da padroeira de Santa Cruz, capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, espaço comercial e mirante.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 22 de maio, e ela é considerada a santa das causas impossíveis.

Bom filme a todos!!!

Santa Rita de Cássia, Rogai por nós!


Fontes Pesquisadas:

Santa Rita de Cássia a Santa das Causas Impossíveis, acesso em 20/05/2016;
São Judas Tadeu, acesso em 20/05/2016;
Últimas e Derradeiras Graças, acesso em 21/05/2016;
Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios - Paraty - RJ, acesso em 21/05/2016;
Santuário de Santa Rita de Cássia, acesso em 21/05/2016;
Cruz Terra Santa, acesso em 21/05/2016;
Arautos do Evangelho, acesso em 21/05/2016

Ufa, acabei!!!!

Um comentário:

  1. Está de parabéns pelo lindo filme de Santa Rita de Cassia 🌹🌹🌷🌷🌷

    ResponderExcluir