sábado, 28 de maio de 2016

O Grande Milagre - A Importância da Santa Missa

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Hoje vamos assistir uma animação mexicana, de 2011, que nos falará sobre a importância da Santa Missa, além de explicar parte a parte a celebração eucarística.

A animação é baseada a partir do Testemunho da Missionária Leiga do Coração Misericordioso de Jesus, Catalina Rivas, transcrito no livro "A Santa Missa", que tem o "Imprima-se!" do Bispo Ordinário Mons. José Oscar Barahona C., Bispo de San Vicente (El Salvador).

A história da animação mostra três pessoas: uma mãe viúva que tem de lidar com a árdua tarefa de criar o filho pequeno, um motorista que recebe a notícia da doença do filho e uma idosa cansada da dependência no final da vida. As diferentes situações dos três personagens acabam convergindo na igreja que fica no centro da cidade. A ajuda surge de onde menos essas três pessoas esperam: do menino do sinal de trânsito, de um adolescente que esquece da vida no ônibus ou de um faxineiro de igreja. A ajuda prestada a essas três pessoas que sofrem poderia ser resumida na frase: "às vezes a dor tem que ser compartilhada para ser compreendida". Possivelmente para mostrar que Deus está à nossa espera, em qualquer paróquia vivo e real na eucaristia, ainda que nem sempre enxerguemos bem essa verdade.

Apesar de estar em espanhol, a animação é muito clara para crianças, porém a ajuda de um adulto para explicar a ela os diálogos que vão ocorrendo vai ser muito boa. Minha filha assistiu esse filme pela primeira vez aos 5 anos de idade e conseguiu compreendê-lo, mesmo sem entender o idioma, é um filme muito bom para toda a família.

Gostei muito desse filme por mostrar algumas realidades nas nossas igrejas antes e durante as celebrações: pessoas desatentas, conversando, chegando em cima da hora ou às vezes até atrasadas, aproveitando alguns momentos da celebração (como o ofertório) para conversar ou dar aquela olhadinha nas redes sociais pelo celular, e o quanto perdemos da Santa Missa com essas atitudes.

A mensagem que fica, é, sem dúvida, a de que a Missa é um mistério que transcende em muito nosso entendimento. É um convite a ir além, a não contemplar esse mistério de longe, com estranhamento, mas entrar nele e adorar a Deus de forma mais intensa - "em espírito e em verdade" (Jo 4).

Só para finalizar esse post e irmos ao filme, deixo aqui uma palavra do nosso Papa Emérito Bento XVI: “A felicidade que vocês procuram, a felicidade que têm o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só Ele dá a plenitude de vida à humanidade”.(BENTO XVI, palavra dirigida aos jovens reunidos em Colônia logo na festa de acolhimento, junto ao rio Reno)

Mais sobre o testemunho de Catalina Rivas sobre a Santa Missa, clique aqui ou aqui.

Bom filme a todos!!!

Fontes Pesquisadas:
Salvem a Liturgia, acesso em 28/05/2016;
Spiritus Paraclitus, acesso em 28/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário