sábado, 14 de maio de 2016

Nossa Senhora de Fátima - A Senhora Mais Brilhante que o Sol

Olá!!!
Paz e Benção!!!

O nosso filme de hoje traz a emocionante história das aparições de Nossa Senhora, a mãe de Jesus, em Fátima, Portugal, aos três pastores Jacinta, Francisco e Lúcia, durante 6 meses, acontecendo a primeira em 13 de maio de 1917 e a última em 13 de outubro do mesmo ano.

O Início das aparições
Por volta do meio-dia, do dia 13 de maio de 1917, depois de rezarem o terço, enquanto pastoravam um pequeno rebanho de ovelhas, em um lugar conhecido como Cova da Iria, as crianças viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir embora, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol". A senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses à mesma hora. 
As crianças descreveram assim a visão: Parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana. Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou esta oração aos meninos. Ela foi acrescentada na reza do Rosário: Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Perseguição às Crianças
Ninguém acreditava nas crianças. Na segunda aparição, somente 50 pessoas estavam presentes para tentar ver alguma coisa. Depois, as crianças sofreram grandes perseguições por parte dos poderes públicos, chegando até serem presas na delegacia de Fátima, mas nunca negaram as aparições. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de agosto.  Após a terceira aparição o povo começou a acreditar, e cada vez mais se aglomeravam mais pessoas, chegando a mais de trinta mil na última aparição.

Milagre do Sol
Na sexta aparição, Nossa Senhora disse às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário".
Maria Santíssima disse a Lucia que naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. E quando ela se levantava suavemente para ir embora, o sol apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas se tornaram avermelhadas espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas nas árvores, e foi vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.
Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, aumentou, se difundiu para o mundo todo, e hoje, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações. 

Os últimos dias de vida de Francisco e Jacinta
Pouco mais de um ano, após as aparições na Cova da Iria, Francisco e Jacinta adoeceram gravemente, atacados de bronco-pneumonia. Continuavam com os sacrifícios e penitências, fervorosamente. E percebiam que aquela doença devia conduzi-los ao Céu.
Foi, então, que lhes apareceu a Virgem e lhes declarou que, em breve, viria buscar Francisco. E que não demoraria muito em vir buscar também Jacinta. Francisco faleceu no dia 04 de abril de 1919 e Jacinta no dia 20 de fevereiro de 1920. 
Jacinta foi sepultada três dias depois no cemitério de Vila Nova de Ourém. Em setembro de 1935, seus restos mortais foram depositados num sepulcro novo, de pedra branca, em Fátima, com o singelo epitáfio: "Aqui repousam os restos mortais de Francisco e Jacinta, a quem Nossa Senhora apareceu". Em 1951, os veneráveis restos mortais de Jacinta foram para a Basílica de Fátima, onde atualmente repousam. Em 1952, para lá também foram os despojos de Francisco.

O longo e sofrido itinerário de Lúcia
A única sobrevivente dos 3 pastorinhos, passou pela Casa das Irmãs Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha e percorreu longo e sofrido caminho até se tornar Carmelita Descalça, no Carmelo de São José, em Coimbra. 
A Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado permaneceu durante 58 anos no Carmelo, vindo a falecer em 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade. Foi trasladada do Carmelo Santa Tereza, em Coimbra, onde ficou sepultada um ano, para a Basílica de Fátima, em 19 de fevereiro de 2006. Seus restos mortais repousam ao lado de Jacinta. Seus dois primos, Jacinta e Francisco, foram beatificados em 13 de maio de 2000. A lápide da Irmã Lúcia contém a frase, abaixo de seu nome: "A quem Nossa Senhora apareceu".

A festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima é celebrada no dia 13 de maio

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!!!




Fontes Pesquisadas: 
Associação Católica Nossa Senhora de Fátima, acesso em 13/05/2016
Wikipedia, acesso em 13/05/2016
Cruz Terra Santa, acesso em 14/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário