sábado, 16 de junho de 2018

Curso de Liturgia Com Dom José Falcão - Parte 3

Olá!!!
Paz e Benção!!!
Avisa o povo que já vai começar mais uma aula do curso de liturgia que Dom José Falcão ministrou e que o nosso blog vem trazendo para nos ajudar a entender um pouco mais sobre os ritos da Igreja Católica e da importância da Santa Missa. Na aula de hoje Dom José nos ensina sobre um elemento muito importante na Santa Missa, mas que não é essencial: O canto, a música! 


Com base na bíblia e na Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) Dom José nos fala sobre os critérios para inclusão de cânticos na Missa, a importância de se cantar o salmo, que as partes cantadas não podem alterar os textos que estão no Missal (Invocação à Santíssima Trindade, Kyrie Eleison, Glória, Credo, Pai Nosso, Santo, Cordeiro de Deus), para igreja o canto gregoriano ocupa o primeiro lugar na liturgia romana, a importância de termos ao menos um cântico em latim durante a Missa. Ainda na aula veremos sobre: gestos e posições do corpo durante a Missa, as ações e procissões que estão previstas dentro da Missa, o Santo Silêncio durante a Missa.  
  
Dom José Francisco Falcão é Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, natural do Estado de Alagoas, foi ordenado sacerdote em 1991 e nomeado Bispo Auxiliar em 2011, pelo Papa Bento XVI. 
Dom José é formado em Agronomia, Teologia, Filosofia e doutor em Direito Canônico. Este material faz parte do curso bíblico realizado por Dom José, na Paróquia Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, em Brasília DF, e segundo a página da comunidade no Facebook, as reuniões são realizadas às sextas-feiras, das 19:30 às 21h.



Espero que gostem e continuem acompanhando o curso!

São Miguel Arcanjo, rogai por nós e defendei-nos no combate!

Santo Expedito, rogai por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário