sábado, 25 de julho de 2020

Dom Henrique Soares - O Leão de Palmares

Dom Henrique Soares - O Leão de Palmares


Olá!!!
Paz e Benção!!!
Hoje eu gostaria de lhe pedir licença para prestar aqui uma singela homenagem a um homem a quem eu admiro bastante, por sua simplicidade, conhecimento, pregações e zelo pelo sacerdócio. Eu estou falando de Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares, uma cidade aqui da mata sul do Estado de Pernambuco, estado onde resido. Ele faleceu no dia 18 de Julho de 2020, vítima da COVID-19 e sua morte causou consternação em todo o povo católico brasileiro.

Henrique Soares da Costa

Nascido no dia 11 de Abril de 1963, filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa, em Penedo, no Estado de Alagoas. Foi criado na cidade de Junqueiro, também em Alagoas, iniciou ali seus estudos. Em 1981, aos 18 anos, ingressou no Seminário de Maceió. Em 1984 concluiu seu Bacharelado em Filosofia na Universidade Federal de Alagoas. Entre 1985 e 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro e, no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, na cidade de Campo do Tenente, no Paraná.

Padre Henrique

Em 1990 regressou ao Seminário de Maceió, onde iniciou o curso de Teologia, em 1991 seguiu para  Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde conclui o curso de Teologia e cursou o mestrado em Teologia Dogmática. Foi ordenado sacerdote aos 29 anos, no dia 15 de Agosto de 1992 (dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora).

Foi reitor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Professor de teologia no Seminário Provincial e no curso de teologia do Centro de Estudos Superiores, ambos em Maceió - Alagoas. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife, ambos em Pernambuco. Além de muitas outras atividades exercidas.

Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares

Foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, Sergipe, em 1 de Abril de 2009, com a Sé Titular em Acúfida, na Mauritânia Romana, sendo ordenado bispo em 19 de Junho de 2009, por Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió. Foi nomeado Bispo da Diocese de Palmares, em Pernambuco, no dia 19 de Março de 2014, pelo Papa Francisco, sendo o terceiro bispo desta Diocese erigida em 13 de Janeiro de 1962, pelo Papa João XXIII, tendo sido desmembrada da Diocese de Garanhuns e da Arquidiocese de Olinda e Recife.
"Um homem que sempre buscou a Deus, Alagoano, matuto do Nordeste, com sotaque nordestino, nordestino de cultura, de coração, de jeito de pensar" era assim que Dom Henrique se descrevia, sua voz, seu jeito de falar, a sua pregação que fazia "arder" o coração, fizeram com que ele fosse querido pelo Brasil inteiro e fora do Brasil também. Um príncipe no altar, um pastor que tinha o cheiro de suas ovelhas, um leão que rugia alto e forte em sua pregações, um leão, o Leão de Palmares.

Dom Henrique Soares, o Bispo do Brasil

Dom Henrique foi internado no dia 04 de Julho de 2020, na UTI do Hospital Memorial São José, em Recife, com quadro grave de problemas respiratórios causados pela COVID-19. No dia 16 de Julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, foi entubado, e na noite do sábado, dia 18 de Julho de 2020, aos 57 anos, faleceu devido às complicações da doença. Sua morte causou grande comoção no povo católico no Brasil e fora do Brasil.

Sobre a morte de Dom Henrique, escreveu o Padre Marcelo Tenório (desconheço, de qual paróquia ele seja, pois encontrei o texto na internet sem mencionar de onde é o Padre.):

"Chorai. Sinos de Palmares, chorai, porque morto é o bispo, mas o perfume do seu episcopado continua por aí, nas ovelhas daí e de outros prados"

Sepultamento de Dom Henrique

O corpo de Dom Henrique Soares foi sepultado na Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, em Palmares, onde cumpria seus bispado. Já durante o seu sepultamento um movimento popular gritava: "Santo Súbito!" com petições na internet, através da qual pede à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que a mesma solicite ao Vaticano a dispensa dos 5 anos para o início do processo de beatificação de Dom Henrique. Só lembrando aqui que essa petição não é uma alteração da regra de beatificação, pois através dela, se pretende sensibilizar a CNBB, para que ela (que tem autoridade para fazer esse pedido), solicite a dispensa do tempo de início do processo ao Vaticano, por sua vez o Vaticano pode ou não aceitar esse pedido, sendo assim, a palavra final vem do Vaticano.

Sobre os Vídeos

Para hoje disponibilizarei aqui dois vídeos com a participação de Dom Henrique. No Primeiro, uma participação dele no programa Escola da Fé, da TV Canção Nova, apresentado pelo professor Felipe Aquino, onde Dom Henrique fala um pouco sobre o livro de sua autoria "Escatologia - Sobre o Fim do Mundo". Escolhi esse vídeo, pois nele Dom Henrique se apresenta como o vi em muitos de seus vídeos: Uma pessoa alegre, um pastor inteligente, que faz o coração arder ao falar. No Segundo vídeo, uma participação de Dom Henrique em um programa de rádio chamado "Quem Vos Ouve, a Mim Ouve", onde Dom Henrique fala sobre o "Verdadeiro Sacerdócio Católico". Esse último vídeo, não mostra Dom Henrique, apenas imagens e o áudio, mas tem pra mim uma profunda importância, foi o primeiro vídeo que assisti dele e trás uma mensagem, também, extremamente forte.

Espero que gostem dos vídeos, espero que gostem desta homenagem, quem já conhecia o trabalho de Dom Henrique, que esses vídeos possam ajudar a amenizar a saudade e pra quem ainda não o conhecia é uma grande oportunidade para conhecê-lo.

Mais vídeos podem ser encontrados em seu canal no Youtube, no seu Site, no seu Instagram e em diversos sites de vídeos.

Caso você queira assinar a petição para que a CNBB solicita a dispensa dos 5 anos para o processo de beatificação de Dom Henrique clique AQUI.

Que lindo quando um católico morre e todos aclamam: Santo!
Quem dera isso fosse uma coisa corriqueira em nosso meio,
Não por política, por amizade, por coleguismo,
Mas porquê se viu verdadeiramente naquela alma piedosa
O aceite do pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo:
"Sede Santos!".

Descanso Eterno dai-lhe Senhor, que a Luz Perpétua o ilumine!

Vídeo 1 - Escola da Fé - Professor Felipe Aquino, participação de Dom Henrique Soares




Vídeo 2 - O Verdadeiro Sacerdócio Católico


Fontes Pesquisadas: 
Wikipedia Dom Henrique Soares, acesso em 24/07/2020;
Wikipedia Diocese de Palmares,  acesso em 24/07/2020;
Dom Henrique Soares da Costa,  acesso em 24/07/2020;
Wikipedia Mauritânia Romana,  acesso em 24/07/2020;
ACI Digital,  acesso em 24/07/2020.

sábado, 18 de julho de 2020

Geraldo Magela - O Santo dos Partos Felizes

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Chegando mais um filme para curtirmos em família, dessa vez vamos conhecer um pouco sobre a vida de São Geraldo Magela, um homem simples, de família pobre, que desejou em sua vida servir a Deus e fazer, somente, a vontade de Deus. 

Antes de iniciar o texto, é necessário dizer que as informações disponíveis sobre o santo são inexatas, variando alguns dados e, principalmente, datas, entre algumas fontes, mas vamos ao texto.

Nascimento e Juventude
Nascido em 6 de Abril (em algumas fontes 23 de abril) de 1726, em Muro Lucano, Nápoles, Itália, Gerardo Majella era filho de um alfaiate (não consegui encontrar o nome), sua mãe Benedita, mulher piedosa e temente a Deus, ensinou-lhe sobre o amor de Deus. Quando Geraldo tinha 12 anos (14 anos em algumas fontes) o seu pai morreu deixando a família em extrema pobreza. Para ajudar a sua família Geraldo tentou trabalhar em uma alfaiataria, mas era maltratado por seu patrão, chegando até a ser agredido fisicamente, el continuou nesse emprego durante 4 anos. Após sair da alfaiataria, foi trabalhar para o Bispo de Lacedônia, onde ficou por 3 anos até a morte do Bispo.   
Em 1745, então com 19 anos, voltou para Muro Lucano e montou uma alfaiataria. Apesar de ter prosperado nos negócios, Geraldo não ganhou muito dinheiro, pois sempre ajudava os pobres com o dinheiro da alfaiataria, guardava somente o suficiente para cuidar de sua família, o resto era dedicado aos pobres.

Ingresso na Congregação do Santíssimo Redentor
Em 1747, durante a quaresma, resolveu ser completamente semelhante a Cristo. Desde muito jovem nutria o desejo de ingressar na Ordem dos Capuchinhos, mas não foi aceito por conta de sua frágil saúde, sendo aceito na Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Geraldo sentiu-se absolutamente satisfeito com o modo de vida traçado por Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos redentoristas, para os seus religiosos. Geraldo ficava radiante em ver como era central o amor a Jesus sacramentado e como era essencial o amor à Maria, Mãe de Jesus. Professou os primeiros votos em 16 de julho de 1752, no dia da festa do Santíssimo Redentor. Passou a viver na comunidade redentorista de Iliceto, na Itália.
Devido a sua frágil saúde havia ganhado o título de "inútil", porém esse rótulo logo se desfez, Geraldo se tornou um excelente trabalhador, desempenhando diferentes tarefas, como: jardineiro, sacristão, alfaiate, porteiro, cozinheiro, carpinteiro e encarregado de obras da nova casa de Caposele. Tinha grande facilidade em aprender, logo aprendeu a fazer crucifixos, pois visitava sempre a oficina de um escultor. Mas a sua maior ambição era "Amar muito a Deus; Estar sempre unido com Deus; Sofrer muito por Deus; Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus" como escreveu ele a seu diretor espiritual em 1754, quando este lhe pediu para que escrevesse qual era o seu maior desejo.

A Grande Calúnia
Em 1754 Geraldo teve sua fé e santidade fortemente provadas por uma calúnia. Geraldo era responsável por encorajar e assistir as moças que desejassem ingressar no convento. Néria Caggiano era uma dessas moças assistidas por Geraldo, mas ela não gostou da vida dentro do convento e, depois de três semanas, voltou para sua casa. Para tentar justificar sua saída do convento Néria começou a espalhar calúnias sobre a vida das freiras. Em seu desejo de caluniar ela resolveu também difamar a Geraldo, enviando uma carta a Afonso de Ligório, superior de Geraldo, acusando Geraldo de pecados de impureza com a jovem de uma família onde Geraldo ficava muitas vezes em sua viagens missionárias (Em algumas fontes, a jovem era a própria Néria e ela estaria grávida de Geraldo). Chamado e interrogado por Afonso de Ligório, Geraldo preferiu não se defender e ficou em silêncio. Diante do silêncio, Afonso de Ligório decidiu impor uma severa penitência a Geraldo: Lhe foi tirado o direito de receber a Santa Comunhão e proibido todo o contato com as pessoas de fora do convento. Essa penitência estendia-se até aos trabalhos desenvolvidos por Geraldo fora do convento.
Passado algum tempo Néria adoeceu gravemente e, novamente escreveu a Afonso de Ligório, dessa vez porém, desfazendo suas calúnias e inocentando Geraldo, afirmando que tudo não teria passado de uma invenções e mentiras. Inocentado Geraldo ficou feliz, pois sentiu em tudo a vontade de Deus se cumprindo e isto lhe bastava.

Os Dons Extraordinários de Geraldo Magela
Ainda em vida São Geraldo foi agraciado por Deus com dons extraordinários como o da bilocação (estar presente em dois lugares ao mesmo tempo), o de visões proféticas e levitações em êxtase. Houve relatos de que, por intercessão de Geraldo, um garoto ressuscitou após cair de alto rochedo, de que Geraldo abençoou uma fraca provisão de trigo de uma família e ela durou até a colheita seguinte, várias vezes multiplicou o pão que distribuía aos pobres, e também que ele chegou a caminhar sobre as águas para levar um barco de pescadores, em segurança, até a praia durante uma tempestade.

Morte, Beatificação e Canonização
Em 1755 a frágil saúde de Geraldo ficou ainda mais frágil, passou a ter sangramentos e constantes disenterias, também sofria de tuberculose. Na tarde do dia 15 de outubro, Geraldo recebeu a visita de seu irmão Estevam Sperduto, a quem confidenciou que morreria naquela noite. Geraldo, então com 19 anos, faleceu na madrugada do dia 16 de outubro de 1755, como havia predito. Ao saber da morte do santo, o sacristão tocou os sinos da igreja e muitas pessoas vieram ver o corpo do santo.
Logo após a sua morte vários milagres atribuídos a intercessão de São Geraldo foram relatados em diversas regiões da Itália, sendo 4 deles comprovados e servindo em seu processo de canonização, foram eles: Cura de José Santorelli, curado de febre tifóide em 1826; Cura de Úrsula Solito, de câncer, em 1850; Cura de Tereza Deheheffe, de uma ferida grave em 1852 e a cura de Lourenço Riola, vítima de hidropisia em 1867. Foi Beatificado em 1893 pelo Papa Leão XIII. Em 11 de Dezembro de 1904 foi canonizado pelo Papa Pio X.

São Geraldo Magela Padroeiro
Durante seu processo de beatificação, uma das testemunhas afirmou que ele era conhecido como o santo dos partos felizes e muitas maternidades pelo mundo dedicam sua ala de maternidade a São Geraldo Magela. Por causa dos milagres operados por Deus, por meio da intercessão de São Geraldo, em favor das mães, tornou-se o padroeiro das gestantes, das crianças, dos nascituros, das maternidades, do movimento pró-vida e do parto. É também o padroeiro dos alfaiates, das boas confissões, das pessoas falsamente acusadas, dos irmãos leigos, dos porteiros e de Muro Lucano, cidade onde ele nasceu.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 16 de Outubro.

São Geraldo Magela rogai por nós!



Fontes pesquisadas:
Paróquia São Geraldo Magela, acesso em 17/07/2020;
Wikipedia, acesso em 17/07/2020;
Portal São Francisco, acesso em 17/07/2020;
Cruz Terra Santa, acesso em 17/07/2020.

sábado, 11 de julho de 2020

São Thomas More - Exemplo de Fidelidade

Olá!!!
Paz e Benção!!!
Chegando mais um bom filme aqui no Blog, hoje nós vamos conhecer a história de um santo que foi filósofo, conselheiro do rei da Inglaterra, escritor, advogado, diplomata e considerado um grande humanista, vamos conhecer a história de São Thomas More, o homem que foi martirizado por guardar a sua fé.

Thomas More
Nascido em Chelsea, Londres, na Inglaterra, no dia 7 de fevereiro de 1478,  Thomas More era filho do Juiz e Cavaleiro Sir John More e de Agnes Graunger, um casal cristão que educou os filhos na fé em Cristo. Talentoso e estudioso aos treze anos Thomas foi para a Universidade de Oxford, aos vinte e dois anos já era doutor em direito e um grande professor. Ele se descrevia como "de família honrada, sem ser célebre, e um tanto entendido em letras". Thomas foi um homem de bom humor e muito respeitado por sua generosidade com os mais pobres e necessitados.
Em 1905 casou-se com Jane Colt, com quem teve 4 filhos: Margaret, Elizabeth, Cecily e John. Em 1511 Jane faleceu. Após ficar viúvo, Thomas casou-se com Alice Middleton, que também era viúva e tinha 1 filha. Thomas proporcionou uma educação excepcional aos filhos, a todos fez estudar latim, grego, lógica, astronomia, medicina, matemática e teologia. 
Foi um grande, competente e respeitado advogado, foi professor universitário, fez parte da Câmara dos Comuns (o equivalente à câmara dos deputados) e foi eleito presidente dela, foi nomeado Undersheriff de Londres (equivalente a Xerife), foi juiz membro da Commission of Peace (comissão de Paz), ingressou na corte do Rei Henrique VIII em 1520, foi várias vezes embaixador do rei, tornou-se cavaleiro em 1521, foi vice-tesoureiro e chanceler do Ducado de Lancaster e, finalmente, Chanceler da Inglaterra em 1529, e esse cargo foi o começo do martírio de Thomas.

O Divórcio do Rei
Acontece que à época em que Thomas foi eleito Chanceler, o rei Henrique VIII desejava repudiar sua esposa Catarina de Aragão, uma nobre Espanhola, e unir-se à Ana Bolena, dama de companhia de Catarina. Henrique VIII argumentava para isso que Catarina não lhe dera um filho homem que o sucedesse no trono, o que não era bem verdade, pois Catarina chegou dar à luz a 6 crianças, sendo 3 meninos e 3 meninas, porém somente Mary I sobreviveu além dos 60 dias. Henrique VIII pressionava, até mesmo, o Papa Clemente VII para que anulasse esse casamento legítimo. Porém o Papa se mostrava claramente contra o rompimento do matrimônio, face à indissolubilidade do matrimônio. Com a recusa do Papa as relações entre a Inglaterra e a Igreja Católica ficaram estremecidas. Thomas foi cobrado, várias vezes pelo rei, a se posicionar em seu favo, mas Thomas, que se mostrou sempre fiel à coroa, rejeitou firmemente a cooperar com os pecados de Henrique VIII. Isso lhe custou muitas perseguições, e Thomas se tornou alvo de sucessivas calúnias por parte de inimigos. Thomas More acabou renunciando ao seu cargo de Chanceler em 16 de maio de 1532. 

Henrique VIII se auto-proclamou chefe da Igreja da Inglaterra, que mais tarde passou a se chamar Igreja Anglicana, rompendo definitivamente com a Igreja Católica e acabando com a autoridade papal na Inglaterra. Ele também repudiou sua esposa Catarina de Aragão e a expulsou da corte, os aposentos dela foram dados a Ana Bolena, com quem o rei se casou em 1533. O Papa Clemente VII considerou esse casamento ilegal e sem efeito, mas Henrique VIII não deu ouvidos ao papa. Em 1534, através do Parlamento, editou três importantes decretos: O Ato de Submissão no qual oficializava a ruptura com a Igreja católica e forçava os súditos do rei, incluindo os nobres e clérigos ingleses a assinar o Juramento de Supremacia; O Ato de Sucessão o qual reconhecia a legitimidade dos filhos nascidos do casamento com Ana Bolena; E o Ato de Supremacia que reconhecia o soberano como único chefe supremo da Igreja da Inglaterra.

Perseguição e Morte de Thomas More
Mesmo não pertencendo mais ao governo inglês Thomas More foi perseguido pelo rei e, em 17 de abril de 1534 foi convocado a fazer o juramento de fidelidade ao rei, reconhecendo-o também como autoridade religiosa, como negou-se Thomas foi preso, juntamento com o Cardeal e Bispo de Rochester John Fisher, na Torre de Londres. O Cardeal John foi executado primeiro, no dia 22 de junho de 1535. Na sentença de Thomas, constava que ele deveria ser suspenso pelo pescoço e cair em terra ainda vivo, então deveria ser esquartejado e decapitado, mas o rei interviu na sentença obrigando que Thomas fosse "apenas" decapitado. A sentença de Thomas foi cumprida no dia 6 de Julho de 1535. Sua cabeça foi exposta durante 1 mês na Ponte de Londres, depois foi recolhida por sua filha Margaret Roper, que para evitar que a cabeça de seu pai fosse jogada no rio, pagou uma grande quantia em dinheiro para poder resgatá-la. Seus restos mortais estão sepultados atualmente na Capela Real de São Pedro ad Vinicula. Ele deixou vário e grandes escritos, entre eles o livro "Utopia" e "O Diálogo do Conforto Contra as Tribulações", este último escrito durante o cárcere.

Beatificação e Canonização
A execução de Thomas More foi vista pela igreja como um exemplo de vida cristã, ele foi reconhecido como mártir e declarado beato em 29 de dezembro de 1886 por decreto do Papa Leão XIII. Em 19 de maio de 1935 ele foi canonizado, juntamente com o Cardeal John Fisher, pelo Papa Pio XI. No ano de 2000 o Papa João Paulo II declarou Thomas More Padroeiro dos Estadistas e Políticos.

A Festa litúrgica de São Thomas More e São João Fisher é celebrada no dia 22 de junho.

O Fim dos Pecadores
Ana Bolena ficou casada com Henrique VIII durante 1000 dias e também não conseguiu gerar um filho homem. Foi acusada de traição, adultério e incesto, foi presa no dia 02 e decapitada em 19 de maio de 1536. Henrique VIII acabou sendo excomungado pelo Papa Paulo III em 17 de dezembro de 1538, foi casado ainda mais 4 vezes, após Ana Bolena, reinou na Inglaterra durante 38 anos, morreu em 1547, aos 55 anos. Foi sucedido no trono por Eduard Seymour, tio de Eduardo VI, filho de Henrique VIII e Joana Seymour, sua terceira esposa, pois Eduardo VI tinha, apenas 9 anos, e seu tio reinou como Lorde Protetor do Reino até que Eduardo VI completasse os 18 anos.

Sobre o Filme
O filme que veremos se chama "O Homem Que Não Vendeu Sua Alma", uma produção Inglesa de 1966, cujo título original é "A Man for All Seasons". Ele é dirigido por Fredd Zinnemann e conta com Robert Shaw no papel de Henrique VIII e Paul Scofield como Thomas More. O filme foi indicado a 21 prêmios, dos quais venceu 18, sendo destes 6 Oscars (1967). Não o encontrei à venda na internet.

São Thomas More e São João Fisher, rogai por nós!

Bom filme a todos!



Fontes Pesquisadas

Wikipedia - Thomas More, acesso em 11/07/2020;
Paulus, acesso em 11/07/2020;
Cruz Terra Santa, acesso em 11/07/2020;
Christo Nihil Praeponere, acesso em 11/07/2020;
ACI Digital, acesso em 11/07/2020;
Jornal O São Paulo, acesso em 11/07/2020;
Wikipedia - Ana Bolena, acesso em 11/07/2020;
Wikipedia - Catarina de Aragão, acesso em 11/07/2020;
Olivia Longueville, acesso em 11/07/2020;
Wikipedia - Henrique VIII, acesso em 11/07/2020;
Adoro Cinema, acesso em 11/07/2020;
Filmow, acesso em 11/07/2020.

sábado, 4 de julho de 2020

Aparições de Nossa Senhora em Garabandal - Espanha

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Chegando mais um ótimo filme pra gente curtir em família, então chama o povo, prepara o lanche arruma a sala e deixa o filme por minha conta. Hoje nós vamos conhecer uma maravilhosa história de possíveis aparições de Nossa Senhora em Garabandal, na Espanha.


San Sebastián de Garabandal
São Sebastião de Garabandal é uma vila rural, situada na montanha de Peña Sagrada, região norte da Espanha, na Diocese de Santander (não é o banco, é um lugar!), a cerca de 400 km da capital espanhola, Madrid. Foi nessa pequena vila, de cerca de 80 moradias, que em 18 de junho de 1961, no fim da tarde as 4 jovens: Conchita González (12 anos), Maria Loli Mazon González (12 anos), Jacinta González (12 anos) e Maria Cruz González (11 anos), que se achavam no campo, ouviram um barulho como que o de um trovão e viram uma figura, que elas descreveram como "muito bela, cercada de luz e que não ofuscava os olhos". Essa aparição se seguiu por alguns dias, sempre no mesmo lugar e declarou ser São Miguel Arcanjo, ele anunciou o aparecimento da Virgem Maria, que seria no domingo dia 2 de julho, festa da visitação de Maria à Santa Isabel. 

Rapidamente a notícia das aparições do anjo se espalhou, bem como a da aparição de Nossa Senhora. No dia marcado, muitas pessoas se fizeram presentes, tanto padres como pessoas de outras aldeias da região, juntaram-se para testemunhar esse acontecimento. Por volta das 6 horas da tarde, as meninas se encaminhavam para o local onde o anjo lhes havia aparecido, mas pouco antes de chegarem Nossa Senhora lhes apareceu, junto com São Miguel Arcanjo e outros anjos. Elas falavam abertamente à Virgem e rezavam o terço em sua presença. As aparições aconteceram durante 4 anos (1961 à 1965), as aparições eram bastante frequentes, cerca de umas 2.000 durante o período, chegando às vezes a acontecerem até mais de uma vez no mesmo dia.

As Mensagens 
Durante o período das aparições duas grandes mensagens foram tornadas públicas, a primeira foi em julho de 1961, mas a pedido da Virgem, ela só foi divulgada em 18 de outubro de 1961, ela convidava o povo a fazer sacrifícios, à penitência e a conversão, dizia a mensagem: "Há que fazer muitos sacrifícios; muita penitência; visitar o Santíssimo; mas antes, temos de ser muito bons. E se não o fizermos virá um castigo. Já se está enchendo a taça, e, se não mudarmos, vir-nos-á um castigo muito grande".
A segunda mensagem pública foi enviada por São Miguel Arcanjo no dia 18 de junho de 1965 e dizia:  "Já que a Minha mensagem do dia 18 de Outubro não foi atendida, e não foi muito divulgada ao mundo, Eu digo-vos que esta é a última. Antes, o cálice estava enchendo, agora está derramando. Muitos Cardeais, muitos bispos e muitos padres estão no caminho da perdição e levam com eles muitas almas. À Eucaristia é dada cada vez menos e menos importância. Nós devemos evitar a ira de Deus através dos nossos esforços. Se pedirdes perdão com sinceridade de alma, Deus perdoar-lhes-á. Sou eu, a vossa Mãe, que por intercessão de São Miguel, quer vos dizer para vos emendardes, que já são os últimos avisos e que Eu vos amo muito e não quero a vossa condenação. Pedi-nos com sinceridade e nós vos daremos. Devem sacrificar-se mais. Pensem na Paixão de Jesus".

O Aviso, o Milagre e o Castigo

Também foi predito em Garabandal pela Virgem 3 acontecimentos futuros. O Primeiro será um aviso mundial que deve ser visto e sentido por todos na terra, todos verão e terão a certeza que esse sinal veio de Deus. Este aviso servirá para purificar a humanidade e prepará-la para o Grande Milagre que acontecerá pouco depois do aviso, no período máximo de 1 ano, num pequeno bosque de Garabandal. Conchita sabe a data do milagre e o anunciará 8 dias antes, os doentes ficarão curados, os pecadores serão convertidos e os incrédulos acreditarão, um sinal sobrenatural permanecerá nos pinheiros depois do milagre. Porém se depois do aviso e do milagre o mundo não mudar, então virá o castigo. Esse castigo parece ter sido revelado às videntes, Maria Loli, assim o descreveu: “Era horrível aos meus olhos. Ficamos totalmente apavoradas. Não tenho palavras para o explicar. Víamos a água dos rios transformar-se em sangue… Caia fogo do céu… E algo de ainda pior, que não posso revelar por ora”. 

Outros Fenômenos
Muitos outros fenômenos aconteceram em Garabandal, como, por exemplo: 

Caminhadas em êxtases das videntes - As meninas caminhavam juntas em direção ao local das aparições a uma velocidade que era difícil até para os homens acompanhá-las;

Quedas Estáticas - As videntes caíam de costas no chão pedregoso e irregular e não se machucavam;

Insensibilidade - As meninas ficavam insensíveis a dor, chegavam até mesmo a jogar areia em seus olhos, beliscavam, ou apontavam fortes luzes em direção a seus olhos, mas elas permaneciam sem reação;

A Hóstia visível - Na madrugada do dia 19 de julho de 1962, por volta de 1:30h, Conchita saiu de casa em êxtase, uma multidão a acompanhava, pois esse milagre havia sido anunciado que aconteceria, após caminhar um pouco caiu de joelhos, olhou para o céu e colocou a língua para fora, então uma hóstia branca e muito brilhante apareceu em sua língua. esse fato, além de visto pelas pessoas que estavam mais próximas foi filmado por um empresário, com uma câmera amadora e a ajuda de uma lanterna.

Posição da Igreja Católica
As possíveis aparições em Garabandal ainda não foram confirmadas pela igreja, mas também não foram negadas, assim todo aquele que deseja propagar a mensagem está livre para fazê-lo, até que tudo esteja claramente estabelecido. Segundo o site do Apostolado Garabandal, link ao final da postagem, a Congregação para Doutrina da Fé mantém a investigação das aparições nas mãos dos Bispos de Santander, e aguarda para ver os resultados. Os Bispos de Santander afirmam, através de estudos solicitados a dois comitês, que não houve fenômeno capaz de autenticar as aparições, nem tampouco que invalidem a mensagem.
o Papa Paulo VI, em junho de 1966 afirmou que: "É a história mais bela da Humanidade desde o Nascimento de Cristo. É como a segunda vida da Santíssima Virgem na terra, e não há palavras para agradecê-lo."
O Padre Pio garantiu a autenticidade das aparições de Garabandal, tendo se encontrado com Conchita em San Giovanni Rotondo em 1966. Mas já em 1962 Nossa Senhora havia prometido que ele veria, por antecipação, o Milagre de Garabandal.
Dom João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria (Fátima - Portugal), entre 1958 e 1972, afirmou: "A Mensagem, dada por Nossa Senhora, em Garabandal, é a mesma que Ela deu em Fátima, mais atualizada e apropriada aos nossos tempos."

Sobre o Filme
O filme que você assistirá se chama "Garabandal, só Deus sabe" ele foi produzido pela Mater Spei, entidade espanhola, constituída em 2017. Se você desejar fazer uma doação ao Apostolado Garabandal pode fazê-lo no site oficial do filme: Garabandal, Só Deus Sabe.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! 



Fontes Pesquisadas:
Wikipedia, acesso em 04/07/2020;
Últimas e Derradeiras Graças, acesso em 04/07/2020;
Sinais dos Tempos, acesso em 04/07/2020;
Cléofas, acesso em 04/07/2020;
Exército de Maria, acesso em 04/07/2020;
Apostolado Garabandal (Sobre o milagre da Hóstia), acesso em 04/07/2020;
Apostolado Garabandal (Sobre a posição da Igreja), acesso em 04/07/2020.