sábado, 23 de julho de 2016

O Apocalipse de São João

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Chegando mais um bom filme pra gente assistir em família nesse fim de semana abençoado por Deus, hoje vamos trazer um filme que nos falará sobre o último livro da bíblia: O Apocalipse . O filme Apocalipse é dirigido por Raffaele Mertes, e conta com o ator Richards Harris no papel do apóstolo João.

O Momento das Revelações
No fim do século I, era cada vez mais difícil a situação dos cristãos no Império Romano por causa da terrível perseguição dos imperadores. Tudo começou com o Imperador Nero, no ano 64, e continuou na terrível perseguição de Domiciano (81-96). Muitos cristãos foram martirizados, mas muitos também estavam desanimados, abandonavam a fé (apostasia) e aderiam às práticas pagãs. Isso pode ser notado nas mensagens às sete igrejas da Ásia Menor: Éfeso, Laodiceia, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Filadélfia e Sardes. Foi em tais circunstâncias sombrias que São João escreveu o Apocalipse.

Quem foi João Evangelista
João Evangelista ou Apóstolo João, era pescador e foi um dos doze apóstolos de Jesus (Não o confundir com João Batista). Além do livro do Apocalipse, escreveu também o Evangelho segundo João e as três epístolas de João (1, 2, e 3). Nasceu em Batsaida na Galileia, era filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus .
confundir com
Entre os 12 discípulos de Jesus, João era o mais novo. Quando foi chamado por Jesus, deveria ter por volta de vinte anos de idade. Jesus o chamava de Filho do Trovão por causa de algumas reações intempestivas do jovem, como querer mandar fogo do céu sobre aqueles que rejeitaram Jesus. Mas Jesus o repreendeu e ensinou. Mais tarde, João foi chamado de o “Discípulo Amado”. João foi o discípulo que acompanhou Jesus quando foi preso no Monte das Oliveiras e levado até à casa de Caifás. Além disso, João acompanhou Jesus até o momento derradeiro junto à cruz. E foi neste momento junto à cruz que Jesus entregou a João a guarda de sua mãe, Maria (João 10, 26ss)
No começo da Igreja, João esteve ligado a Pedro e foi uma das principais colunas da comunidade cristã de Jerusalém, onde Tiago era o líder. Após o martírio de Tiago, São João foi para a Ásia Menor. Lá, ele dirigiu a pujante comunidade cristã de Éfeso. Esta comunidade tinha sido fundada pelo apóstolo São Paulo alguns anos antes. 
Por várias vezes São João foi preso. Ele foi perseguido pelo poder romano, sofreu torturas violentas, mas não renegou a fé em Jesus Cristo. Por fim, ele foi exilado, tendo sido enviado para a Ilha de Patmos, que fica no leste do Mar Egeu. Nesta ilha ele permaneceu até a morte do imperador Domiciano. Pelos escritos de São João, vê-se que ele se tornou um grande teólogo, um pastor cuidadoso e cheio de amor. João foi o único dos apóstolos que faleceu de morte natural, isso no ano 103 d.C., na cidade de Éfeso. 

Sobre o Livro do Apocalipse
Foi durante o exílio na ilha de Patmos que João escreveu o livro do Apocalipse, que quer dizer “revelação”. O Apocalipse quer incutir nos leitores uma confiança inabalável na Providência Divina em tempos difíceis para os cristãos. É uma forma literária, que era usada em Israel, repleta de simbolismos de números, animais, aves, monstros etc., e que não é fácil de ser hoje entendido e que, em resumo, as calamidades que o Apocalipse apresenta não podem ser interpretadas ao pé da letra.
O Professor Felipe Aquino (Canção Nova) em um artigo de formação catequética, assim descreve a mensagem básica do livro do Apocalipse: "A mensagem mais importante é esta: ao padecer as aflições da vida cotidiana, os cristãos não devem desanimar ... os acontecimentos que nos atingem aqui na terra fazem parte da luta vitoriosa do bem sobre o mal; é a prolongação da obra do Cordeiro que foi imolado, mas, atualmente, reina sobre o mundo com as suas chagas glorificadas" e ainda "A mensagem básica do Apocalipse é esta: as desgraças da vida presente, por mais aterradoras que pareçam, estão sujeitas ao sábio plano da Providência Divina, a qual tudo “faz concorrer para o bem daqueles que O amam” (Rm 8,28)."

A festa litúrgica de São João Evangelista é celebrada no dia 27 de Dezembro.

São João, Rogai por nós!!!

Bom filme a todos!!!


Fontes Pesquisadas:
Wikipedia, acesso em 22/072016
A Bíblia.org, acesso em 22/07/2016
E-biografias, acesso em 22/07/2016
Canção Nova, acesso em 23/07/2016
Comunidade Shalom, acesso em 23/07/2016
Cruz Terra Santa, acesso em 23/07/2016
Formação Canção Nova (Artigo Completo sobre o Livro do Professor Felipe Aquino), acesso em 23/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário