sábado, 2 de julho de 2016

São Pedro - O Pescador de Homens

Olá!!!
Paz e Benção!!!


Essa semana comemoramos as festas litúrgicas de dois grandes santos, que muito contribuíram para o Cristianismo estamos falando de São Pedro e São Paulo, ambos celebrados no dia 29 de junho. No filme de hoje conheceremos um pouco da vida de São Pedro.

Simão - O Pescador

Simão nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel, por volta do século 1 A.C (não há data ou ano definidos). Seu nome foi mudado para Pedro, por Jesus (Conf. Mateus, 16; 17-18). Simão era casado ou viúvo, (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro, mas não falam de sua esposa) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, chamado André. Simão era pescador e possuía uma pequena frota de barcos pesqueiros, em sociedade com seu irmão André e, também,  com Tiago, João e o pai destes, Zebedeu. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão.

Pedro - O Pescador de Homens
O Evangelho de Lucas, durante o capítulo 5, nos conta que Simão teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão que o queria ouvir. Simão, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem. No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Simão disse-lhe que havia tentado em vão pescar durante toda a noite e nada conseguiu mas, em atenção ao seu pedido, tentaria novamente. O resultado foi uma pescaria tão grandiosa que as redes arrebentavam, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Simão prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que era um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo a ele uma frase que mudaria sua vida: "Não temas; Doravante você será pescador de homens!". A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Em um outro momento (Conf. Mateus, 16; 18-19), Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse: E eu te declaro tu és Pedro, (que significa pedra) e sobre essa pedra Eu edificarei a minha Igreja.

Pedro Nega a Jesus, Mas Jesus o Perdoa
Quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, pediu que seus discípulos fossem liberados. Pedro foi liberado, mas seguiu Jesus de longe, às escondidas. Levaram Jesus preso ao Palácio de Caifás. Pedro e João entraram no pátio palácio e ficaram ali esperando o desfecho de tudo. No pátio, alguns reconheceram Pedro e perguntaram se ele era um dos discípulos de Jesus. Por três vezes, porém, Pedro negou e o galo cantou, como Jesus havia profetizado: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Pedro chorou amargamente, arrependido (Conf Marcos 14; 66-72). Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos às margens do Mar da Galiléia, ele se dirigiu a Pedro e perguntou se Pedro o amava. Jesus perguntou isso por três vezes. Pedro respondeu que sim as três vezes. Foi uma forma de Jesus curar o remorso no coração de Pedro por causa das três negações que tinha feito de seu Mestre. Jesus o perdoou e, em seguida disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas (Conf João 21; 15-17)

Pedro - O Bispo de Roma
Depois de Pentecostes, Pedro passou a ser um evangelizador por todos os lugares onde passava. Sua autoridade como o líder da Igreja nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da Igreja. Nunca foi questionada. De fato, Pedro assumiu as chaves da Igreja e seus sucessores, os Papas, são continuadores de sua autoridade e de sua missão dada pelo próprio Jesus cristo. A comunidade de Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles. Por esta razão desde a antiguidade a comunidade de Roma (chamada atualmente de Santa Sé) teve o primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses); nessa visão o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo Bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros Bispos unidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal. A sucessão papal (de Pedro) começou com São Lino (67 d.C.) e, atualmente é exercida pelo Papa Francisco. 

Prisão e Morte de Pedro
Por pregar o Evangelho destemidamente, Pedro foi preso várias vezes. Uma vez, em Jerusalém, um anjo de Deus o libertou da prisão passando por vários guardas (Conf. Atos 12; 1-11). Depois de evangelizar e animar a Igreja em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições. Assim, os romanos descobriram seu paradeiro. Por volta do ano 64 (ou 67), Pedro estava preso condenado a morrer crucificado por ser o líder da Igreja de Cristo. Pouco antes do momento da crucificação, ele conseguiu convencer seus carrascos a crucificá-lo de cabeça para baixo, porque não se achava digno de ser tratado como Jesus. Seu pedido foi atendido e ele foi morto na região onde hoje é o Vaticano. 
Seus restos mortais estão sob o altar da Basílica de São Pedro, em Roma, o maior e mais importante templo católico do mundo. 

A Sua festa litúrgica é celebrada no dia 29 de junho

São Pedro, rogai por nós!!!

Bom filme a todos!!


Fontes Pesquisadas

Wikipedia,  acesso em 27/06/2016
Wikipedia, acesso em 27/06/2016
Cruz Terra Santa, acesso em 29/06/2016
Igreja Paraty, acesso em 29/06/2016
E-biografias, acesso em 30/06/2016
Canção Nova, acesso em 01/07/2016
Bíblia Católica, acesso nos dias 27/06 a 02/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário