segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Santa Bakhita - Padroeira dos Sequestrados e Escravizados

Olá!!!
Paz e Bençãos!!!

Estes dias de festa tenho feito postagens extras e hoje é um dia bem especial, e não poderia postar outro filme senão sobre a vida da piedosa, amorosa e alegre Josefina Bakhita, a santa irmã Morena como era conhecida, pois hoje é dia de sua festa litúrgica.
O nome Bakhita herdado de seus raptores, quando sequestrada no Sudão, significa em idioma africano, "afortunada", "sortuda" ou "bem-aventurada". Foi capturada e vendida por mercadores de escravos negros no mercado de El Obeid e de Cartum ao cônsul da Itália no Sudão, D. Calixto Legnani, que logo lhe deu carta de liberdade. No período de escravidão, Bakhita sofreu as humilhações, sofrimento físico, psicológico e moral dos escravos negros.
Por intermédio de um cônsul italiano que a comprou, ela foi entregue a uma família amiga deste de Veneza. Ali, ela tornou-se amiga e também babá da filha mais nova deles que estava nascendo.
Josefina Bakhita se destacou pela piedade e amor a Cristo e à Eucaristia, também pelo serviço social pelos demais pobres e desamparados, o que fez com que ficasse conhecida como o apelido em vêneto de "Madre Morèta" (Mae Moreninha).
Santa Josefina Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Como porteira e bordadeira, ela serviu a Deus por intermédio dos irmãos. Carinhosamente, ela chamava a Deus como seu patrão, “o meu Patrão”, ela dizia.
Faleceu no convento canosiano de Schio, em 1947, com a idade de 78 anos; foi enterrada no começo na capela de uma família de Schio, os Gasparella, provavelmente na espera de um sepultamento definitvo no Templo da Sagrada família. E assim foi em 1969, quando o corpo inc incorrupto de Bakhita foi sepultados sob o altar da Igreja do mesmo convento.

Foi beatificada em 1992 e canonizada em Roma, pelo Papa João Paulo II, em outubro de 2000.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 08 de fevereiro. 

Santa Josefina Bakhita, Rogai por nós!!

Fontes Pesquisadas
Wikipedia, acesso em 08/02/2016
Canção Nova, acesso em 08/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário