sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dom Bosco - Pai e Mestre da Juventude

Dom Bosco - Pai e Mestre da Juventude

Olá!!!
Paz e Benção!!!

 Hoje vamos mostrar um pouco da vida do incansável padre, educador e sonhador Dom Bosco.

                                     A Vida de Dom Bosco

Filho do segundo casamento de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena, João Melchior Bosco foi sacerdote diocesano nasceu em 16 de agosto de 1815 em uma comuna italiana chamada Colle dos Becchi, na região de Piemonte, Itália, perto da cidade de Castelnuovo de Asti. Hoje a cidade se chama Castelnuovo Dom Bosco em homenagem a ele e contam com apenas 3.036 habitantes. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade, teve uma infância marcada pela pobreza da família.

Padre e educador incansável

Dom Bosco lutou incansavelmente pela conversão dos jovens e pela dignidade de cada um deles perante os desafios do mundo, criando sistemas preventivos em educação, numa época dominada pelos avanços da industrialização e, consequentemente, da exploração, Dom Bosco foi aquele santo que soube transmitir a fé católica sem descontos, falando contra as injustiças, mas sem se deixar levar por ideologias materialistas contrárias ao verdadeiro ensinamento de Cristo. Dom Bosco foi padre, educador  Dedicou toda sua vida a educação e a religião,   também devemo a ele o desenvolvimento da imprensa católica.

Legado para humanidade

Fundou a Sociedade de São Francisco de Sales em 18 de dezembro de 1859, cujo objetivo era, além dos oratórios, cuidar das atividades educativas de crianças e adolescentes.
De dentro dos salesianos ainda nasceu a Fundação das Filhas de Maria Auxiliadora, uma criação de Maria Domingas Mazzarello e sua amiga Petronilla, começou como oficina de costura para meninas. Em 1863 a oficina começa a acolher meninas órfãs. O seu trabalho foi supervisionado pelo Pe. Domingos Pestarino, que havia se associado aos salesianos. Com o auxílio de Pestarino, Bosco propõe às jovens que se organizem como uma congregação religiosa, com o nome de Filhas de Maria Auxiliadora e em 5 de agosto de 1872 as primeiras salesianas fazem seus votos. Maria Mazzarello foi a primeira superiora da congregação.
Criou ainda a Fundação da Associação dos Salesianos Cooperadores, aprovada em 1876 pelo Papa Pio IX. Tinha o mesmo objetivo da Sociedade de São Francisco de Sales: o trabalho educativo e catequético junto aos meninos e aos jovens. Em sua forma de associação, tornou-se uma sociedade mista, com homens e mulheres leigos.
Dom Bosco faleceu aos 72 anos, em 31 de janeiro de 1888. Deixou a Congregação Salesiana espalhada por vários países. Logo sua fama de taumaturgo (intercessor de milagres), de educador da juventude, de defensor da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo. Com tantos atributos o Papa Pio XI, que era amigo de Dom Bosco, canonizou-o na Páscoa de 1934.

Sobre o Filme

O filme que veremos se chama "Dom Bosco", é uma produção italiana de 1988, dirigida por Leandro Castellani, e conta com Ben Gazzara interpretando Dom Bosco e tem 96 min. Não o encontrei à venda em lojas católicas online. 

Sua festa litúrgica é celebrada dia 31 de Janeiro.

Bom Filme a todos.

São João Bosco, rogai por nós!

Filme Dom Bosco


Fontes Pesquisadas
Wikipedia, acesso em 08/02/2016
Cruz Terra Santa, acesso em 08/02/2016
Padre Paulo Ricardo, acesso em 08/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário