sábado, 27 de fevereiro de 2016

Santa Bernadette - A Santa Dormente

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Hoje vamos assistir um filme de 1988, sobre a vida de Bernadete de Soubirous, a pequena camponesa que viu e conversou com Nossa Senhora.

Santa Bernadette de LourdesVida Dura e de Privações
Filha mais velha de um moleiro (Profissão antiga, moedor de cereais, em especial, trigo para a fabricação de farinha) chamado Francisco Soubirous e de Luísa Castèrot, Bernadette Soubirous nascida na região do moinho Boly, na França em em 07 de Janeiro de 1844, sofreu as durezas dessa vida desde cedo. Teve de trabalhar ainda criança para ajudar os pais, foi pastora, criada doméstica e totalmente analfabeta até os 14 anos.
Devido as graves dificuldades financeiras que sua família enfrentava, teve de mudar para Lourdes, onde foram morar em uma prisão abandonada, de saúde frágil, contraiu cólera ainda com cerca de dois anos, aos 10 adquiriu asma.


As Aparições de Nossa Senhora
As aparições de Nossa Senhora à Bernadette começaram a acontecer no dia 11 de fevereiro de 1858, junto à margem do rio Gave enquanto ela, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha). Nesse dia Santa Bernadete viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. A partir desse momento Bernadete teve 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858. 
Em uma aparição no dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou que Bernadete cavasse o chão na gruta Massabielle. Onde ela cavou, brotou uma fonte de água pura que jorra cerca de 5 mil litros por dia até os dias de hoje. Desse dia em diante, milhares de curas extraordinárias já aconteceram a enfermos que se banharam nas águas abençoadas da gruta de Lourdes.
Na 16ª aparição, ela revelou como queria ser chamada. Nossa Senhora disse: Eu sou a Imaculada Conceição.

Um refúgio para Bernadette
Com o assédio que sofria por conta das aparições de pessoas querendo acompanhá-la, fazer pedidos e interrogá-la, Bernadette refugiou-se como "pensionista indigente" no hospital das Irmãs da Caridade de Nevers em Lourdes (1860). Ali recebe instrução e, em 1861, faz de próprio punho o primeiro relato escrito das aparições. No dia 18 de janeiro de 1862, Monsenhor Bertrand Sévère Laurence, Bispo de Tarbes, reconhece pública e oficialmente a realidade do fato das aparições.
Em julho de 1866 Bernadette inicia o seu noviciado no convento de Saint-Gildard e, em 30 de outubro de 1867, faz a profissão de religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers. Dedicou-se à enfermagem até ser imobilizada, em 16 de abril de 1879, pela doença que lhe causou a morte.

Corpo Incorrupto
O povo passou a chamar Santa Bernadete de Santa Dormente pois, hoje, mais de um século após sua morte, seu corpo continua intacto e está exposto em uma urna de cristal, na Igreja do Convento de Saint Gildard de Nevers. Seu corpo já passou por 3 exumações, após a última em  12 de junho de 1925, o Dr Comte escreveu: "O que mais me impressionou durante esta exumação foi o perfeito estado de conservação do esqueleto, tecidos fibrosos, musculatura flexível e firme, ligamentos e pele após quarenta e seis anos de sua morte. Após tanto tempo, qualquer organismo morto tenderia a desintegra-se, a se decompor e adquirir uma consistência calcária. Contudo, ao cortar, eu percebi uma consistência quase normal e macia. Naquele momento, eu fiz esta observação a todos os presentes de que eu não via aquilo como um fenômeno natural.”
Urna de Cristal com o corpo de Santa Bernadette

Canonização
Bernadette de Soubirous foi canonizada em 8 de Dezembro de 1933, festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio XI como Santa Bernadette de Lourdes, depois de terem sido reconhecidas pela Santa Sé a heroicidade das suas virtudes pessoais e curas milagrosas a ela atribuídas após a sua morte. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 16 de abril. Na França, é celebrada no dia 18 de fevereiro.

Santa Bernadette de Lourdes, Rogai por nós!!!


Fontes Pesquisadas:
Lourdes e Suas Aparições, acesso em 26/02/2016
Ciência Confirma Igreja, acesso em 26/02/2016
Cruz Terra Santa, Acesso em 27/02/2016
Wikipedia, acesso em 27/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário