sábado, 25 de junho de 2016

São João Batista - O Precursor

Olá!!!
Paz e Benção!!!

Hoje o nordeste do Brasil está em festa, muita festa, muita comida de milho e amendoim, muita alegria, muita fé e muita devoção, é que estamos comemorando o ciclo junino, onde comemoramos os Santos Antônio, Pedro e João Batista, do qual nós vamos falar com o filme de hoje, ou melhor, com o desenho de hoje. 

O Nascimento Milagroso
Nascido na cidade de Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe chamava-se Isabel, e era prima de Maria Mãe de Jesus. 
Mas é preciso voltar um pouquinho mais e falar de coisas antes do seu nascimento. Segundo o evangelho de São Lucas, a mãe de João Batista já era idosa e considerada estéril, seu pai Zacarias também já era idoso, porém um anjo apareceu a Zacarias e lhe avisou que eles teriam um filho e que deveria se chamar João (quer dizer Deus é propício). Como não acreditou no que dizia o anjo, Zacarias ficou mudo e surdo durante todo o período de gestação de Isabel. Depois que o menino nasceu, durante a sua circuncisão, todos perguntavam como se chamaria o menino, quando Isabel disse que se chamaria João, todos ficaram espantados, pois não havia ninguém com esse nome, e foram questionar Zacarias, como se chamaria o menino, ele então escreveu o nome "João" em uma tábua e apresentou a todos e nesse momento sua fala foi restabelecida.

A Vida Adulta
Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. Ao atingir a vida adulta João foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Ele sempre anunciava a vinda do Messias e batizava (daí o nome Batista) a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão. Segundo nos fala o Evangelho de Mateus no capítulo 3, versículo 4, João trajava veste de pelos de camelo, um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de "gafanhotos e mel silvestre" .

O Batismo de Jesus
Por causa de sua pregação, algumas vezes o povo pensava que João Batista era o Messias. Mas, como podemos ver no Evangelho de São João (apóstolo), ele sempre dizia: Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias. Em outra passagem, ele disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo.1-29) Quando o próprio Jesus, o verdadeiro Salvador, foi ao encontro de João Batista para ser batizado, São João disse: Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mt3-14). Mas Jesus confirmou e São João Batista batizou Jesus. Este evento termina com o céu se abrindo, a descida do Espírito Santo na forma de uma pomba e a voz divina anunciando: "Tu és o meu Filho dileto, em ti me agrado." 

Prisão e Martírio
Nas pregações de São João ele não poupava o rei local, Herodes Antipas, Rei de Roma na Peréia e na Galileia. João denunciava a vida adultera do rei, que havia se unido a Herodíades, sua cunhada. João Batista denunciava também a vida desregrada de Herodes em seu governo, e sua prisão ocorreu na Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas I no 6º mês do ano 26 d.C. Ele foi levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte. O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. 
Segundo o Evangelho de São Marcos, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes, deixando o rei deslumbrado com ela e disse que daria tudo o que lhe pedisse. Então Salomé fala com sua mãe e pede a cabeça de São João Batista numa bandeja. Herodes, triste, fez como havia prometido diante dos convivas. (Mar 6.14-29).
Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista é o primeiro mártir da Igreja, o último dos profetas e um dos poucos santos da que a Igreja Católica celebra a sua Natividade e seu Martírio. Sua festa é celebrada desde o começo da igreja, no dia 24 de junho. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar. Sua representação é mostrada batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

A festa litúrgica de sua natividade é celebrada no dia 24 de junho e a festa litúrgica de seu martírio é celebrada no dia 29 de Agosto. 

São João Batista, Rogai por nós!!!


Fontes pesquisadas:
Wikipedia, acesso em 25/06/2016
Wikipedia, acesso em 25/06/2016
Canção Nova, acesso em 25/06/2016
Canção Nova, acesso em 25/06/2016
Cruz Terra Santa, acesso em 25/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário